A Escola está submetida a pressões para se adequar aos novos mandamentos do neo-liberalismo. A competição econômica mundial ameaça que todo sistema educativo se reduza a um produtor do “capital humano” necessário às empresas.
               Laval descreve aqui o ataque do neo-liberalismo a educação, a partir de uma perspectiva histórica e baseado na experiência de vários países.
             A privatização do ensino envolve muito mais do que a simples cobrança por um serviço. Ela influencia conteúdos, procedimentos e relações de poder dentro da escola, que passa a funcionar com base no dogma do mercado.
             Christian Laval realizou uma pesquisa profunda, na qual baseia seus comentários sobre as “recomendações” da OCDE, Banco Mundial, OMC e União Européia.
             Elas enfocam liberdade de escolha pelos “consumidores da escola” e por uma “profissionalização” dos cursos. É uma metamorfose do ensino, que leva a mercantilização geral do conhecimento e aprendizagem, e reforço das desigualdades.
             Mas a realização integral da escola neo-liberal não é inevitável, conforme assegura Christian Laval. Resistências surdas e lutas coletivas afloram em muitos locais, movidas pela consciência dos perigos desta mutação imposta pela globalização do capitalismo.
             Os atores da escola vão encontrar aqui um debate crucial para o modelo de civilização que desejamos para nós.